19 de abril agora é feriado municipal

O prefeito Clóvis Saldanha sancionou ontem (18) o projeto de lei de autoria da vereadora Jaqueline Silva tornando o dia 19 de abril, em que é comemorado o “Dia do Índio”, como feriado municipal.

Foto: Paulo Cavalcante

De acordo com a parlamentar, a iniciativa busca reconhecer a importância da data, ainda que de maneira simbólica, uma vez que o orgulho indígena é diário.

“Assim, temos esse dia para nos dedicarmos as nossas tradições, nossa cultura, para comemorarmos juntos.  Várias instituições estão com programações especiais. E é importante também que as escolas repassem essas informações, que mantenham nossa tradição viva”, destacou a vereadora.

Segundo dados do IBGE, São Gabriel da Cachoeira tem uma população estimada em 2016 de 43.831 habitantes, com uma área territorial de 109.181,240 km².

Indígenas de 23 etnias habitam a região, formando a maior população do Brasil. Além do português, outros três idiomas são falados no município – Tukano, Nheengatu e Baniwa.