Pontos Turísticos

PICO DA NEBLINA: Localizado na serra do imeri, o Pico da Neblina é o ponto mais alto do Brasil com 2.995,30 metros de altitude. O nome do pico vem do fato de que o topo da montanha fica encoberto por neblina na maior parte do tempo.

Imagem da internet

Por ser o ponto mais alto do Brasil, desbravar o pico é o sonho de muitos aventureiros. Para realizar essa exepdição, é necessário que a rota comece de São Gabriel da Cachoeira, será preciso subir o rio cauburis em voadeiras (pequenas embarcações) até a boca do igarapé tucano, início da caminhada. depois de 4 dias de caminhada, andando uma média de 4 a 5 horas por dia, chega ao topo do pico.

MORRO DOS SEIS LAGOS: O local acessado de barco pelo igarapé-mirim contém seis lagos com cores diferentes devido aos minerais dissolvidos.

Foto: Pesquisadores FAPESP

O viajante vai ainda se deparar com incríveis cavernas e estruturas rochosasdesmoronadas, proporcionando experiências autênticas na realização de trilhas e turismo de aventura.

SERRA BELA ADORMECIDA: Mais conhecida como “Bela adormecida”, a serra do curicuriari é um ícone na paisagem de São Gabriel da Cachoeira, a origem do nome se deu pelo formato que, quando observado, se assemelha a uma mulher deitada.

Foto: Rony SantosÉ uma imensa formação rochosa, que por vezes fica parcialmente coberta de neblina e é uma beleza singular, especialmente durante o nascer e o pôr do sol.

CATEDRAL DO ARCANJO GABRIEL: A Diocese de São Gabriel da Cachoeira foi elevada à dignidade de diocese pelo Papa João Paulo II, no dia 30 de outubro de 1980, com a denominação de Diocese de Rio Negro (Dioecesis Fluminis Nigri). No dia 21 de outubro de 1981, o Papa João Paulo II mudou o nome da diocese para São Gabriel da Cachoeira (Dioecesis Cachoëirensis). Daí a origem do nome do município.

Foto: janailton falcão

SERRA DO CABARI: Desembarcanddo na cachoeira do Wanari, que é o ponto de partida para a expedição. São 2h30 de caminhada em meio à floresta, mais 03h00 de subida e escalada, inclusive rapel.

Vista da Serra| Imagem: Internet

A vista é incrível e vale a pena os 15 km de aventura.

PRAIA GRANDE: A praia grande é o ponto turístico mais frequentado pela população e pelos turistas, com formato de lua, a lua é sempre bem frequentada.

Foto: Rony Santos

É possível apreciar a paisagem, tomar um banho no alto rio negro com a água bem gelada e observar a força da cachoeira.

FESTRIBAL: Realizado e promovido pela Prefeitura Municipal, o Festival Cultural das Tribos Indígenas do Alto Rio Negro, tem como referencial as diferentes manifestações culturais indígenas, abordando os hábitos, as artes, a música, culinária, ancestralidade, espiritualidade e conhecimentos tradicinais particados pelos povos que habitam a região do município.

Foto: Janailton Falcão

O Festribal é representado e disputado por três agremiações culturais, sendo elas: Associação Cultural Tribo Baré (ACTB), Associação Cultural Filhos do Rio Negro (ACFRN) e Associação Cultural Tribo Tukano (ACTT). As festividades acontecem no período de 29/08 a 03/09.

MORRO DA BOA ESPERANÇA: O morro da boa esperança é um dos pontos mais acessíveis, pois fica localizado no centro da cidade. Uma caminhada de 30 minutos é o suficiente para chegar ao topo e se fascinar com uma vista panorâmica da cidade e seus arredores.

A caminhada ainda conta com uma forte presença da igreja católica, onde é possível acompanhar as estações da paixão de Cristo.

 

Acessibilidade