Prefeitura Municipal se prepara para I Fórum Comunitário do Selo Unicef que acontecerá nesta quarta (15)

O evento será realizado pela prefeitura Municipal de São Gabriel da Cachoeira, através da comissão intersetorial do Selo UNICEF, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das criança e Adolescente- CMDCA, neste dia 15/06 (terça-feira), a partir das 7h30, no Auditório do centro Juvenil Salesiano.

Mobilizadores em reunião com o Conselho Tutelar

A prefeitura, através das secretarias e departamento envolvidos tem se empenhado para conquistar o selo unicef, que reconhece avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Comissão Organizadora do Selo Unicef

Será um momento participativo com trocas de informações entre diveros membros da sociedade.

Para que serve

Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

Comissão organizadora e mobilizadores

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global  acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

O papel do município

É responsabilidade do município garantir um trabalho intersetorial e democrático em prol da garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Isso se traduz na prática com:

• A realização de ações para o fortalecimento de políticas públicas que gerem resultados sistêmicos
  • O monitoramento e a avaliação dos resultados de forma constante

O objetivo do evento é traçar o Plano de Ação sobre políticas Públicas Municipais voltadas para a criança e o adolescente.

Como os indicadores sociais são monitorados

O monitoramento dos indicadores, desagregados por município, é feito a partir de uma linha de base, que inclui os dados mais recentes disponíveis para cada um dos indicadores em fontes oficiais (Ministérios da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Justiça e Direitos Humanos, por exemplo, entre outras fontes).